quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010


ATRÁS DA LINHA BRANCA.

Ae Galera do Baloon!!!! Recuperados do CarnaWoodstock 2010??? Todos já fora da enfermaria??

Sabadúncio passado dei uma passadela no MASP. Tá rolando umas exposições muito boas lá. Uma delas é sobre arte de rua. Outra sobre Romantismo (Ah, o amor!). E, por fim, uma exposição das obras de Marc Chagall (Gênio!)

Ao visitar a exposição sobre Romantismo, estou eu lá, degustando despretenciosa e calmamente o algodão doce que comprara de um carinha fantasiado do Tele-Tubbie amarelo, quando me deparo com uma obra "Dele". Sim, "Ele". SALVADOR DALI!!! Bem ALI, na minha frente.

Assim como o querido Hommer quando avista um balde de Duff's geladas e passa a ter devaneios surreais, subi na minha própria nuvem de algodão doce e fui flutuando (como Ben Hur na corrida de bigas) em direção ao mestre que dizia que seu bigode em formato de antena de TV CCE velha servia para reverberar as ondas positivas do universo. Será que ele colocava um bombril na ponta da bigoda pra melhorar o sinal??? Não importa. Só sei que fiquei babando como criança de colo com muita fome que avista a capa da Playboy da Mari Alexandre com as opulentas tetas de fora.

Ao saltar da minha nuvem de algodão doce em direção ao quadro, caí praticamente no colo de um segurança sinistro que de tão quadrado mais parecia uma miniatura do Masp, e que provavelmente deve pagar à prefeitura IPTU de seus ombros (porque Deus como eram grandes!!). O fato é que caí à frente da polêmica linha branca...

- Senhor. Pra trás da linha branca, por favor.
- Ok. desculpe. É que gosto muito do trabalho desse cara...
- Todos gostamos, senhor. Mas, ao menos no meu turno, gostamos sempre atrás da linha branca.

Mas por mais que eu tentasse, não conseguia ficar atrás da maldita linha branca. Era como se a cada detalhe encantador que descobria no desenho, a pirracenta linha desse um passo na minha direção, afastando-me do quadro. Nessa toada, fui testando o Jó existente dentro do brutamontes... Até que:

- Senhor, pela última vez, pra trás da linha branca!
- Ok!Ok! Já estou indo!!!
- SENHOR! LARGUE O QUADRO, SENHOR!!! OU MELHOR, COLOQUE ESSE QUADRO DE VOLTA NO LUGAR AGORA!!!!
Respondi com aquela calma que só o desespero do contraventor maluco traz: - Até colocaria de volta, mas estou proibido de avançar pela linha branca, lembra? Vou ter que levar essa belezinha comigo...

Perceber a hora de se calar é um dom. Certamente daqui não. Minha nuvem imaginária de algodão doce súbito amargou. Num átimo, os seguranças do MASP, bem calejados após o último furto, adquiriram a forma de um enorme elefante daliliano (aqueles com as pernas finas e estratosféricas) e galoparam comigo nas costas rumo à indesejada e prematura saída.

Fui gentilmente lançado de cara na avenida mais famosa da paulicéia desvairada, em cima das linhas brancas da travessia de pedestres. Pensei: "Que merda! Morri na contra-mão atrapalhando o sábado (e o trânsito).... Deus me pague".

Enquanto tentava me reerguer, ainda lânguido e com milhares de pedrinhas de asfalto grudadas na cara, um guarda da ARC, digo, da CET, se aproximou e disse com um ar deveras funesto:

- Senhor, o semáforo está prestes a abrir. A não ser que queira morrer atropelado, sugiro que vá pra trás da linha branca por favor....

FÉLA-DA-P....

A imagem que está exposta no MASP é bem parecida com esta que postei acima. Segue também um video impagável do Dali e a promessa de que não falo mais nele em 2010.


2 comentários:

Taguinha disse...

Taga, muito bom o seu conto. Principalmente quando menciona um guarda da Arc. Vou postar uma homenagem a Dalí e a você.

Taguinha disse...

Taguinha, acabei de ver o vídeo do programa do qual o Salvador participou. Gênio. Gênio. Gênio.